01.png

Revista Pausa na Rede 2021

3ª edição

 

Casa-mundo: (im)pressões artísticas em tempos de urgência

 

 

1. Sobre a convocatória

 

Casa-Mundo

 

Habitar um, dois, três, doze e tantos meses a casa cheia de multidões cibernéticas, trabalhos, medos, lutos, meets e fakes. A vida remota em todos os cantos do mundo torna-se fantástica e hiper-real quando a política que engendra o gesto de sair ou permanecer em casa é poética cotidiana. A casa–mundo tornada espaço-tempo de resistência, cura, grito, invenção e catarse contamina a produção artística em tempos de urgência artística.

 

A Convocatória Pausa na Rede convida pessoas instigadas em confinamento a compor a 3ª Edição da Revista Pausa na Rede (virtual) com obras em todos os formatos que tematizem as especificidades subjetivas da casa, do habitar, do cotidiano, através de diversos modos e processos de criação afetados pelo espaço da intimidade. Em tempos de vida remota e reinvenção do cotidiano na arte, a proposta é reunir e publicar textos, poemas, imagens, fotografias, vídeos, divagações filosóficas, roteiros musicais, pintura, videoarte e GIFs, desenho, arte digital, colagem, gravura, de artistas brasileiros e estrangeiros que evoquem a multiplicidade dos estados artísticos que as novas ontologias da pandemia global produzem. A convocatória é promovida pela Casa Clic em parceria com artistas e pesquisadores da Universidade Federal do Tocantins. Desejamos conectar diferentes pessoas a novas urgências artísticas promovendo diálogos em rede sobre a CASA-MUNDO: (im)pressões artísticas em tempos de urgência. Assim como nas edições anteriores, a revista  Pausa na Rede fará  uma parceria com um periódico acadêmico, e nesta terceira edição, a revista será publicada  como suplemento especial da Revista Rascunhos, do Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas do Instituto de Artes da Universidade Federal  de Uberlândia.

 

2. Sobre o cronograma:

 

  • Homologação das inscrições de 26/04/21 a 30/04/21

  • Homologação dos artistas selecionados de 21/06/21 a 30/06/21

  • Lançamento da Revista no mês de Agosto de 2021 (parceria com a Revista Rascunho /UFU)

 

 

3. Sobre a participação

•    Podem participar da Convocatória Pausa na Rede artistas brasileiros e estrangeiros de qualquer parte do mundo;

•    A inscrição é gratuita;

•    Cada participante poderá enviar uma única obra;

•    Trabalho com imagens (pintura, desenho, gravura, fotografia, objeto, instalação, escultura, arte digital etc.), deverá enviar a obra no formato JPG ou PNG, em alta resolução nomeando o arquivo com o título da obra seguido do nome do artista: (exemplo: TITULO_DA_OBRA_AmandaLeite). Obras em dípticos, trípticos e polípticos serão consideradas obras únicas e deverão ser enviadas em arquivo único no formato JPG ou PNG.

•    Trabalho em audiovisual (videoarte, Gifs, performance etc.) deverá enviar o link com acesso aberto a obra (sem senha), preferencialmente disponível na plataforma do Youtube com duração máxima de 5 minutos.

•    Trabalho textual/escrita poética deverá enviar a obra em arquivo único no formato PDF, nomeando o arquivo com o título da obra seguido do nome do artista: (exemplo: TITULO_DA_OBRA_AmandaLeite). O texto poético terá no máximo 01 página (cerca de 30 linhas).


Ao se inscrever e enviar o formulário o participante aceita as regras e as condições estabelecidas nesta convocatória. O participante declara estar ciente da Cessão de Direitos e Obrigações com base no disposto na Lei nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998. CEDE, em caráter irrevogável e irretratável, direito de exibição da obra Revista Artista resultante desta convocatória nas redes sociais e nos sites dos organizadores desta chamada, bem como exibições em eventos/ periódicos artísticos e acadêmicos que divulguem os resultados da proposta.

logos.jpg